Principal > Educacional > MIG/MAG > o que é o processo MIG / MAG de soldagem 

   

O que é o processo MIG/MAG de soldagem

 

O processo de Solda MIG/MAG

Solda MIG/MAG. (1) Direção de trabalho, (2) Bico de  contato, (3) Arame consumivel, (4) Gas de proteção, (5) Poça de fusão, (6) Solda solidificada, (7) Peça de Trabalho.

A soldagem com arco elétrico e gás de proteção, sigla em inglês GMAW (Gas Metal Arc Welding), é conhecida como soldagem MIG/MAG (MIG – Metal Inert Gas e MAG – Metal Active Gas). Trata-se de um processo de soldagem que utiliza o arco elétrico como fonte de calor, entre a peça e o consumível em forma de arame, (eletrodo não revestido), fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pela fusão. O arco elétrico funde o arame de forma contínua à medida que é alimentado à poça de fusão. O metal de solda é protegido da atmosfera por um fluxo de gás, ou mistura de gases, inerte (MIG) ou ativo (MAG).

Neste processo de soldagem é utilizada a corrente contínua (DC) e geralmente o arame é utilizado no pólo positivo (polaridade inversa). A polaridade direta é raramente utilizada, pois proporciona uma menor taxa de transferência do metal fundido do arame de solda para a peça. As correntes mais comumente empregadas são de 50A até mais de 600A, com tensões de soldagem de 15V até 32V. Um arco elétrico autocorrigido e estável, é obtido com o uso de uma fonte de tensão constante e com um alimentador de arame de velocidade constante.

Atualmente, o processo MIG/MAG é aplicável à soldagem da maioria do metais utilizados na indústria, como os aços, o alumínio, aços inoxidáveis, cobre e vários outros. Peças com espessura acima de 0,5 mm podem ser soldados praticamente em todas as posições.

resumindo o processo MIG ou Metal Inert Gas
É denominado MIG o processo de soldagem utilizando gás de proteção quando esta proteção utilizada for constituída de um gás inerte, ou seja, um gás normalmente monoatômico como Argônio ou Hélio, e que não tem nenhuma atividade física com a poça de fusão.

Este processo foi inicialmente empregado na soldagem do alumínio e o termo MIG ainda é uma referência a este processo.

 

resumindo o processo MAG  ou Metal Active Gas
O processo é denominado MAG quando a proteção gasosa é feita com um gás dito ativo, ou seja, um gás que interage com a poça de fusão (normalmente CO2). Veremos na sequência desde Guia, exemplos de soldagem utilizando os dois métodos: MIG e MAG.

 

  

 
 

 

 

  Principal  | Educacional  | Quem Somos | Localização | Contato | O que é o Projeto Educacional