Principal  > Educacional > MIG/MAG > Posição da tocha e primeiras soldagens 

 

Primeiras soldagens

    É hora de achar alguma sucata para começar a treinar. Ir em alguma serralheria e comprar pedaços de sucata de metal é uma boa ideia. Chapas de 1,5 mm são as ideais para quem vai começar, não são tão finas e nem grossas, e você vai poder experimentar soldar com diversas potências.

Preparando o metal

O metal precisa estar completamente limpo de ferrugem ou tinta antes de iniciar a soldagem, não somente porque é difícil abrir o arco em superfícies sujas, mas por que com a contaminação, a resistência da solda ficará reduzida. Com uma esmerilhadeira leve, remova a ferrugem e pintura da chapa que você irá soldar.

A área onde será fixado o cabo negativo também precisa estar limpa e, no nosso caso, ele foi fixado embaixo da nossa bancada de soldagem.

Segurando a tocha

Uma tocha MIG/MAG, pode ser segura por uma única mão, mas é muito mais fácil segurar com as duas.

A técnica de apoiar um dos braços em algo sólido é muito útil para soldagens pequenas, vai lhe dar firmesa e precisão absoluta na solda.

Lembre-se que o bocal da tocha esquenta, e não será possível segurar próximo dela por muito tempo.

a posição de sua cabeça deve ficar em um angulo em que você consiga ter boa visão da poça de soldagem, ao mesmo tempo em que os fumos da soldagem se deslocam para outro lado.

ângulo da tocha

o recomendado é um ângulo entre 20 e 30 graus da vertical do plano em que se está soldando, e manter isto na direção da soldagem.

Para iniciar a soldagem, a ponta do arame deve aproximadamente  entre 6 e 10mm para fora do bocal. Se ele estiver maior, corte com um alicate de corte, ajustando-o para estas medidas.

Movimento da soldagem

Há uma grande variedade de movimentos utilizados quando soldando com MIG/MAG. Geralmente formas de zig-zag ou movimento de ondas são ideais para se ter certeza de que ambas as partes que estiverem sendo soldadas recebam o arco de solda uniformemente.

Para chapas finas o mais usual é o zig-zag, ilustrado na foto ao lado.

 

 

Vídeo

aqui você pode observar um exemplo de um aprendiz fazendo suas primeiras soldas com uma máquina MIG/MAG.

repare que em cada cordão ele vai aumentando a potência da máquina, para experimentar o que acontece na soldagem.

solda lenta demais e com muita potência, vai fazer com que fure o metal.

solda rápida demais ou pouca potência, não penetrará o necessário.

Direção da soldagem

O método de empurrar a tocha quando soldando, é um bom costume, ela permite uma ação mais efetiva do gás de proteção.

no detalhe da foto a solda da direita foi feita empurrando e a da esquerda, puxando.

Para uma soldagem horizontal, a direção da soldagem não faz tanta diferença e, neste caso, a técnica de puxar a tocha proporciona melhor visibilidade na soldagem.

Pratique

Praticar soldagem até parecer algo natural, é como se começa aprender. Isto vai lhe tomar algumas horas, mas não há como pular esta etapa.

Na foto, algumas soldagens feitas pela primeira vez por um aprendiz de soldador MIG/MAG.

Nesta etapa você deve experimentar diferentes potências e velocidades do arame.

por enquanto, não se preocupe em unir alguma chapa, se preocupe em achar a potencia correta x velocidade do arame, escute o barulho da soldagem (muita gente sabe se está bem regulado somente pelo som da soldagem)

Quais os erros primários que você cometerá no início?

Observando alunos aprendendo, chegamos a conclusão que os erros iniciais são sempre os mesmos:

  • segurando a tocha longe demais do metal: achar a posição correta é a missão inicial de um aprendiz. Se tocar o bocal na chapa que estiver sendo soldada, ela se aquecerá demasiadamente. Se afastar demais, não haverá a proteção do gás na poça de solda e parecerá uma sequência de curtos-circuitos. Somente com treino você achará a posição correta.

  • movendo a tocha rápido demais: o movimento ideal da tocha está relacionado com a potência x velocidade desejada do arame. Aprender a fazer um movimento regular com a tocha e entender a potência/velocidade do arame que melhor se aplica a este movimento, faz parte do trabalho de um aprendiz. Mais uma vez, pratique, pratique e pratique.

 
 

 

  Principal  | Educacional  | Quem Somos | Localização | Contato | O que é o Projeto Educacional