Principal  > Educacional > MIG/MAG > Potência, amperagem e voltagem 

 

Ajustando a potência X amperagem X voltagem correta da soldagem

 

 

Controle de potência, amperagem e voltagem

Numa solda MIG/MAG, para aumentar a potência, você aumenta a voltagem, mas isto também automaticamente aumenta a amperagem. Além disto, alterando a velocidade do arame, você consegue alterar a amperagem na poça de solda.

Experimentando diferentes regulagens

Aqui temos uma série de soldagens, feitas em uma chapa de 1,2 mm, e aumentando a potência da esquerda para a direita. As soldagens feitas com pouca potência, são altas e estreitas e conforme a potência vai sendo aumentada, elas vão ficando baixas e largas.

Penetração da soldagem

olhando o lado inverso da chapa soldada é mais informativo. As duas soldas mais à esquerda não penetraram totalmente a chapa, mas as da direita penetraram muito mais.

quando você está soldando duas peças, o objetivo é ter uma soldagem com as bordas das peças de metal derretidas e soldadas de ambos os lados das peças, mas sem penetração em excesso.

Vendo as soldas seccionadas

se você serrar as soldas, poderá aprender mais o que acontece conforme você aumentou a potência da soldagem. As duas primeiras soldas à esquerda estão acima da chapa, não penetrando para o outro lado.

na terceira soldagem, a parte de cima e de baixo da solda estão praticamente iguais , é a melhor solda da foto.

nas duas soldagens mais à direita, houve penetração em excesso, mostrando que a potência estava alta demais.

 

Ajustes finos

  • A velocidade vai afetar a aparência da soldagem e a penetração. Diminuindo a velocidade da tocha, você aumentará a penetração.

  • O movimento da tocha durante a soldagem, também influencia na penetração da solda.

  • Para unir duas peças, sua preparação tipo "v" a soldagem será facilitada com menos potência e a ficara muito mais fácil conseguir penetração da solda ideal.

 
 

 

  Principal  | Educacional  | Quem Somos | Localização | Contato | O que é o Projeto Educacional