DBC Oxigênio Educacional - Distribuidora de Gases Industriais e Medicinais  

Guia dos Eletrodos de Tungstênio no processo de soldagem TIG

 Educacional > Principal > Quais os tipos de eletrodos de tungstênio existentes?            
 

Quais os tipos de eletrodos de tungstênio que existem?

 

Quais os tipos de eletrodos de tungstênio existentes?

A escolha do eletrodo de tungstênio para sua solda TIG, está relacionado com o material que será soldado. Conheça aqui os tipos que existem:
Puro (ponta verde)
é o eletrodo considerado o "comum" e também é o mais barato deles. Contém 99,50% de tungstênio. Estes eletrodos, formam uma pequena bola em sua ponta após ser utilizado, e fornecem uma excelente estabilidade no arco em soldagem TIG AC. Utilizado para soldagens de alumínio e magnésio, não deve ser utilizado em soldagens TIG DC (eletrodos com Tório ou Cério, oferecem melhor estabilidade de arco nesta situação).  
Com Tório (ponta vermelha)
contém no mínimo 97,30% de tungstênio e entre 1,7 e 2,2% de Tório. São os eletrodos mais utilizados atualmente, preferidos por causa da excelente vida útil e facilidade de uso. O tório aumenta a qualidade de emissão de eletrodos no arco, o que proporciona facilidade para iniciar o arco e soldagens com alta amperagens. Este tipo de eletrodo opera muito abaixo de sua temperatura de fusão, o que significa baixo desgaste e baixo risco de contaminação. É o eletrodo ideal para soldagem de aço carbono, aço inoxidável, níquel e titânio.
Com Cério (ponta cinza)
contém no mínimo 97,30% de tungstênio e entre 1,80 e 2,20% de Cério. Estes eletrodos tem sua melhor performance em soldagem TIG DC em baixa amperagem, e também pode ser utilizado, com eficiência, em soldagem TIG AC. Este eletrodo tem uma abertura de arco excelente em baixa amperagem e é popular para quem solda tubos, pequenas peças, materiais finos e delicados, etc. É uma escolha que substitui os eletrodos com tório e pode ser usado em aço carbono, aço inoxidável e titânio. Não é recomendável soldagens em altas amperagens com este eletrodo. Nestas situações, o óxido de cério emigra rapidamente para a ponta quente do eletrodo, removendo o óxido e anulando seus benefícios. Curiosamente, um soldador dificilmente distinguirá se está soldando um eletrodo com cério ou tório.
Com Lantânio (ponta dourada e ponta azul)
contém no mínimo 97,8% de tungstênio e entre 1,30 e 1,70% de lantânio. Estes eletrodos tem uma excelente abertura de arco, estabilidade e re-ignição do arco. Ele pode substituir eletrodos com tório, sendo usado em processos de soldagem tanto AC como DC, mas mostra suas vantagens em soldagem de aços inoxidáveis, usando fontes pulsadas. Este eletrodo é uma excelente escolha para evitar de ter estoque de diversos tipos de eletrodos. A cor da ponta, muda de acordo com o percentual de Lantânio no eletrodo.
Com Zircônio (ponta marrom e ponta branca)

contém no mínimo 99,1% de tungstênio e entre 0,15 e 0,40% de Zircônio. Este eletrodo produz um arco extremamente estável e resistente a tungsten spitting. É perfeito para soldagens TIG AC, e mantém a ponta com muita resistência a contaminação. Em nenhuma circunstância, ele é recomendado para soldagens TIG DC. A cor da ponta muda conforme o percentual de zircônio no eletrodo. Recomendado para soldagem de ferro, aço carbono e aço inoxidáveis.

 

Existem outros tipos de Eletrodos de Tungstênio, alguns até com mistura de mais de um óxido, mas não sendo usuais nem populares, não levaremos em conta em nosso guia.

 

 

 

   Principal  | Educacional  | Quem Somos | Localização | Contato | O que é o Projeto Educacional