(15) 3263-1844     Whatsapp WHATSAPP: (15) 99607-0372     Central de Atendimento

Dicas Gerais de Compras Online

A loja virtual da DBC Oxigênio é uma ferramenta de compra segura através Internet. Por isso, procuramos estimular que as recomendações para uma compra segura sejam divulgadas. Antes de realizar uma compra pela internet, observe o seguinte:

  • Se a loja onde você vai efetuar a compra tem endereço físico. É importante checar o local da compra, com o telefone divulgado. Dar uma olhada no Institucional da empresa para saber um pouco da história dela, também é uma boa prática.
  • Atualmente na internet, você consegue checar facilmente a reputação de qualquer empresa, em sites como “Reclame Aqui” e “Confiômetro”, entre outros. Consulta em blogs e fóruns também são ótimos lugares para conhecer mais sobre a empresa da qual você pretende comprar.
  • Sites que, no momento de pedir seus dados, não estiverem navegando em ambiente seguro (https://) não são recomendáveis. Lojas virtuais sérias têm sistemas de segurança baseados em certificados de segurança.
  • No momento da compra, verifique as condições do produto (se é novo, se possui garantia) e confira também o prazo de entrega informado pelo site. Verifique todas as informações nas políticas de trocas e devoluções da empresa. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em ligar para a loja para esclarecê-la. Um bom site é aquele que explica tudo de maneira clara e transparente para o consumidor.
  • Caso você tome todas as precauções e ainda assim tiver algum problema, exerça seu direito de consumidor. Consulte o PROCON sobre qualquer problema que tiver em relação à loja e consulte também o Código de Defesa do Consumidor.
  • Mantenha seu computador protegido, com softwares de segurança antivírus, anti-spyware, anti-spam e firewall.
  • Desconfie de promoções incríveis: Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é fraude, especialmente se for um produto disputado na época. Ofertas assim podem ser tentadoras, mas muitas vezes são chamarizes criados por cibercriminosos ou golpistas. Para evitar ser vítima de um golpe, busque opiniões de outros consumidores que realizaram a compra do produto para verificar se não existem reclamações.
  • Confira o movimento dos cartões de crédito e débito utilizados: Ao utilizar esses meios de pagamento, é aconselhável verificar os movimentos no extrato após a operação, para garantir que tudo ocorreu conforme o esperado.
  • Opte por computadores ou dispositivos pessoais protegidos: Nos casos de transações online, é recomendável o uso de computadores ou dispositivos móveis confiáveis, em especial, para garantir que os dados sensíveis digitados durante a transação não serão interceptados por cibercriminosos que podem ter infectado a máquina. Se há dúvidas sobre o estado do equipamento, realize uma varredura com um software antivírus.
Pesquisa da comunidade

"Dicas Gerais de Compras Online" - Essa informação foi útil?